Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita, aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro.
Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos.
Tens perseverança, sofreste pelo meu nome e não desanimaste.
Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, donde caÃste. Arrepende-te e retorna à s tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas.
Mas isto tens de bem: detestas as obras dos nicolaÃtas, como eu as detesto.
Quem tiver ouvidos, ouça o que o EspÃrito diz à s igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraÃso de Deus.
Ao anjo da igreja de Esmirna, escreve: Eis o que diz o Primeiro e o Último, que foi morto e retomou a vida.
Conheço tuas obras, teu amor, tua fidelidade, tua generosidade, tua paciência e persistência; e as tuas últimas obras, que excedem as primeiras.
Mas tenho contra ti que permites a Jezabel, mulher que se diz profetisa, seduzir meus servos e ensinar-lhes a praticar imundÃcies e comer carne imolada aos Ãdolos.
Eu lhe dei tempo para arrepender-se, mas não quer arrepender-se de suas imundÃcies.
Farei perecer pela peste os seus filhos, e todas as igrejas hão de saber que eu sou aquele que sonda os rins e os corações, porque darei a cada um de vós segundo as suas obras.