But the God of all grace, who hath called us unto his eternal glory by Christ Jesus, after that ye have suffered a while, make you perfect, stablish, strengthen, settle you.
Como, então, escaparemos nós se agora desprezarmos a mensagem da salvação, tão sublime, anunciada primeiramente pelo Senhor e depois confirmada pelos que a ouviram,
comprovando-a o próprio Deus por sinais, prodÃgios, milagres e pelos dons do EspÃrito Santo, repartidos segundo a sua vontade?
Não foi tampouco aos anjos que Deus submeteu o mundo vindouro, de que falamos.
Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens.
Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à glória numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles,
para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso, (Jesus) não hesita em chamá-los seus irmãos,
e libertar aqueles que, pelo medo da morte, estavam toda a vida sujeitos a uma verdadeira escravidão.
Veio em socorro, não dos anjos, e sim da raça de Abraão;
e por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontÃfice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo.
De fato, por ter ele mesmo suportado tribulações, está em condição de vir em auxÃlio dos que são atribulados.