Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te - disse ele ao paralÃtico -, toma a tua maca e volta para tua casa."
Levantou-se aquele homem e foi para sua casa.
Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.
Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu.
Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discÃpulos.
Vendo isto, os fariseus disseram aos discÃpulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?"
Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifÃcio (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."
Então os discÃpulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: "Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discÃpulos não?"
Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.
Falava ele ainda, quando se apresentou um chefe da sinagoga. Prostrou-se diante dele e lhe disse: Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá.
Jesus levantou-se e o foi seguindo com seus discÃpulos.
Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto.
Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada.