Os cegos e os coxos vieram a ele no templo e ele os curou,
com grande indignação dos prÃncipes dos sacerdotes e dos escribas que assistiam a seus milagres e ouviam os meninos gritar no templo: Hosana ao filho de Davi!
Disseram-lhe eles: Ouves o que dizem eles? Perfeitamente, respondeu-lhes Jesus. Nunca lestes estas palavras: Da boca dos meninos e das crianças de peito tirastes o vosso louvor (Sl 8,3)?
Depois os deixou e saiu da cidade para hospedar-se em Betânia.
De manhã, voltando à cidade, teve fome.
Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas só achou nela folhas; e disse-lhe: Jamais nasça fruto de ti!
E imediatamente a figueira secou. À vista disto, os discÃpulos ficaram estupefatos e disseram: Como ficou seca num instante a figueira?!
Dirigiu-se Jesus ao templo. E, enquanto ensinava, os prÃncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se e perguntaram-lhe: Com que direito fazes isso? Quem te deu esta autoridade?
Responderam a Jesus: Não sabemos. Pois eu tampouco vos digo, retorquiu Jesus, com que direito faço estas coisas.
Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: - Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha.
Respondeu ele: - Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi.
Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: - Sim, pai! Mas não foi.
Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam-lhe. E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo: os publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus!
Ouvi outra parábola: havia um pai de famÃlia que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o paÃs.
Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha.
Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro.
Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo.
Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho.