Conduziu-me então à entrada do templo. Eis que águas jorravam de sob o limiar do edifÃcio, em direção ao oriente (porque a fachada do templo olhava para o oriente). Essa água escorria por baixo do lado direito do templo, ao sul do altar.
Mediu, enfim, mil côvados; e era uma torrente que eu não podia atravessar, de tal modo as águas tinham crescido! E era preciso nadar, era um curso de água que não se podia passar (a vau).
Viste, filho do homem? - falou-me, e me levou ao outro lado da torrente.
Ora, retornando, avistei nas duas margens da torrente uma grande quantidade de árvores.
Essas águas, disse-me ele, dirigem-se para a parte oriental, elas descem à planÃcie do Jordão; elas se lançarão no mar, de sorte que suas águas se tornarão mais saudáveis.
Em toda parte aonde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver, e haverá lá grande quantidade de peixes. Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda parte aonde chegar a torrente haverá vida.
Cada um dentre vós herdará uma parte igual, porque jurei com a mão erguida dar essa terra a vossos pais; por isso, essa terra deve tocar-vos em partilha.
Partilhareis esta terra entre vós, segundo as tribos de Israel.
Vós as distribuireis por sorte a vós e aos estrangeiros residentes entre vós e que têm lançado raiz entre vós. Vós os considerareis como indÃgenas entre os israelitas: receberão convosco seu lote entre as tribos de Israel.