Be merciful unto me, O God, be merciful unto me: for my soul trusteth in thee: yea, in the shadow of thy wings will I make my refuge, until these calamities be overpast.
No dia do teu nascimento, teu cordão umbilical não foi cortado; não te banharam com água para te purificar, não te untaram com sal, nem te enfaixaram.
Ornei-te de adornos: braceletes nos teus pulsos, colares em teu pescoço,
um anel para o teu nariz, brincos para tuas orelhas, uma coroa magnÃfica para tua cabeça.
Teus ornatos eram de ouro, prata, com vestimentas de linho fino, de seda e panos bordados; teu alimento era trigo, mel e óleo. Cada vez mais bela, chegaste à dignidade real.
Tomaste tuas vestimentas para delas fazeres lugares altos para ti, ornados de panos de variegadas cores, e te deste à depravação, o que jamais deveria ter sucedido, e que te não sucederá jamais.
Tomaste as esplêndidas jóias feitas com o meu ouro e minha prata, jóias que eu te havia doado, e fabricaste com elas imagens humanas, com que te prostituÃste,
cobriste-as com as tuas próprias vestes bordadas, e lhes ofereceste o meu óleo e os meus aromas.
Depois tomaste os teus filhos e tuas filhas, que para mim deste à luz e os ofereceste a eles para sua nutrição. Por acaso são poucas as tuas prostituições?
Degolaste os meus filhos e os fizeste passar pelo fogo em sua honra.
Em meio a todas essas depravações abomináveis, não te lembraste do tempo de tua juventude, quando estavas toda nua e te rolavas em teu sangue.
Para cúmulo de todas essas maldades - Ai! Ai de ti! Oráculo do Senhor -,
edificaste uma colina, um lugar alto em todas as encruzilhadas.
À entrada de cada rua erigiste um lugar alto, e desonraste a tua beleza, dando teu corpo a todos os que vinham, multiplicando as tuas depravações.
Tu te prostituÃste com os egÃpcios, teus vizinhos de corpos vigorosos, e multiplicaste as prostituições para me irritar.
Mas eu estendi a mão contra ti; reduzi a tua porção, deixei-te à mercê das tuas inimigas, as filhas dos filisteus, envergonhadas elas próprias do teu infame proceder.
por teres construÃdo um montÃculo em todas as encruzilhadas, e um lugar alto à entrada de todas as ruas, sem mesmo procurar um salário como meretriz.
Tens sido mulher adúltera que acolhe os estranhos em lugar do esposo.
A todas as prostitutas se dão presentes, mas tu fizeste brindes a todos os teus amantes, procedeste com largueza para que de todos os lados viessem prostituir-se contigo.
vou reunir todos os teus amantes com aquele a quem juraste amor, todos quantos amaste e todos que detestas-te, vou reuni-los contra ti de todos os lados, e perante eles descobrirei a tua nudez, a fim de que te contemplem totalmente.
Eu infligirei o castigo às adúlteras e às criminosas, e contra ti desencadearei meu furor e meus ciúmes.
Entregar-te-ei nas suas mãos; eles demolirão o teu montÃculo, abaterão o teu lugar alto; despojar-te-ão dos teus vestidos; levarão os teus ornatos e te deixarão nua e despojada.
Em seguida sublevarão contra ti a multidão: serás apedrejada e perecerás pela espada;
atearão fogo à tua casa e se fará juÃzo contra ti, aos olhos de uma multidão de mulheres; porei fim à s tuas prostituições e não terás mais salário a dar.
Saciarei o meu furor contra ti e, quando tiveres deixado de ser objeto do meu zelo, eu me acalmarei, e minha cólera terminará.
O crime da tua irmã Sodoma era este: opulência, glutoneria, indolência, ociosidade; eis como vivia ela, assim como suas filhas, sem tomar pela mão o miserável e o indigente.
Tornaram-se arrogantes e, sob os meus olhos, se entregaram à abominação; por isso eu as fiz desaparecer, como viste.
Ao tempo do teu orgulho, o nome de tua irmã Sodoma não era famoso em tua boca,
antes que houvesse sido patenteada a tua perversidade, como no tempo em que recebias os ultrajes das filhas da SÃria e de suas vizinhas, das filhas dos filisteus que de toda parte te insultavam.
Eis-te carregada do peso dos teus crimes e das tuas abominações - oráculo do Senhor.
Mas eu me recordarei da aliança que contigo celebrei no tempo de tua juventude, e farei contigo uma eterna aliança.
Então te lembrarás de teu procedimento, e terás vergonha disso, quando eu tomar tuas irmãs mais velhas, juntamente com as mais novas, e tas der por filhas, mas isso não em virtude de tua aliança.
Sou eu que hei de restabelecer a minha aliança contigo, e tu saberás que sou eu o Senhor,