Ouvi isto, casa de Jacó, vós, que tendes o nome de Israel, e que saÃstes das entranhas de Judá, vós, que jurais pelo nome do Senhor e que invocais o Deus de Israel, mas sem sinceridade nem retidão,
eu te predisse os acontecimentos com muita antecedência, antes que acontecessem eu te preveni, para que não pudesses dizer: Foi meu Ãdolo quem os fez, foi minha estátua esculpida ou fundida quem os provocou.
Do que ouviste, vês a realização: não deves atestá-lo? Pois bem, vou revelar-te agora novos acontecimentos, ainda mantidos em segredo, e que tu não conheces.
Não, tu nada sabias, tu não o suspeitavas, eu não te havia feito ainda a confidência, porque sabia que eras desleal, chamado rebelde desde teu nascimento.
Eu continha minha cólera por minha honra, dominava-a, sem te ferir, por causa de minha glória.
Passei-te no cadinho como a prata, provei-te ao crisol da tribulação;
Reuni-vos todos e escutai: quem dentre vós predisse esses acontecimentos? Aquele que o Senhor ama fará sua vontade contra Babilônia e a raça dos caldeus.
Eu mesmo falei e o chamei, eu o fiz vir e lhe dei feliz êxito.
Aproximai-vos de mim para ouvir isto: desde o inÃcio, nunca falei à s escondidas, desde que a coisa existe, estou eu aÃ. (E agora o Senhor Deus com seu EspÃrito me envia).
Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir.
Ah! Se tivesses sido atento às minhas ordens! Teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar;
tua posteridade seria como a areia, e teus descendentes, como os grãos de areia; nada poderia apagar nem abolir teu nome de diante de mim.