Be merciful unto me, O God, be merciful unto me: for my soul trusteth in thee: yea, in the shadow of thy wings will I make my refuge, until these calamities be overpast.
O próprio Macabeu foi o primeiro a pegar em armas, encorajando os demais a se exporem ao perigo com ele, para socorrer seus irmãos: atacaram todos com ânimo resoluto.
Como leões, atiraram-se sobre os inimigos, trucidaram onze mil infantes e seiscentos cavaleiros, e forçaram os demais a fugir.
A maior parte destes, feridos, sem armas, pôs-se a salvo. O próprio LÃsias salvou-se, fugindo vergonhosamente.
Mas LÃsias era inteligente. Refletiu, pois, na derrota e concluiu que os hebreus eram invencÃveis porque o Deus poderoso combatia com eles.
Enviou-lhes uma proposta em condições justas, prometendo-lhes persuadir o rei a tornar-se amigo deles.
Macabeu aceitou todas as propostas de LÃsias, vendo nisso apenas utilidade, porque tudo o que ele mesmo pedira por carta a LÃsias em favor dos judeus, o rei concedera.
Eis em que termos LÃsias escreveu aos judeus:
LÃsias ao povo judeu, saúde. João e Absalão, vossos mensageiros, entregaram-me vossas propostas e rogaram-me que as cumprisse.
Expus, portanto, ao rei tudo o que devia comunicar-lhe, e ele anuiu a tudo o que era possÃvel.
Se vós, pois, permanecerdes nessas boas disposições para com o Estado, continuarei doravante a obter-vos favores.
Eu incumbi vossos mensageiros e os meus de tratarem convosco as cláusulas da proposta e os pormenores.
Passai bem. Ano cento e quarenta e oito, aos vinte e quatro do mês de Dióscoro.
Era este o conteúdo da carta do rei: O rei AntÃoco a seu irmão LÃsias, saúde!
Tendo partido nosso pai para junto dos deuses, desejamos que os povos que pertencem ao nosso reino possam dedicar-se tranqüilamente aos seus negócios.
Soubemos, no entanto, que os judeus resistem em adotar os costumes helênicos, conforme a decisão de nosso pai; preferem conservar suas tradições e pedem que lhes deixemos seus costumes.
Querendo, pois, que esse povo viva igualmente em paz, decretamos que o templo lhes seja restituÃdo e que possam viver segundo as leis de seus antepassados.
Farás bem em lhes mandar mensageiros, para concluir a paz com eles, de modo que, conhecendo nossas intenções, fiquem tranqüilos e voltem sem receio a seus afazeres.
Eis a carta do rei ao povo judeu: O rei AntÃoco ao conselho dos anciãos e aos demais judeus, saúde!
Fazemos votos de que estejais passando bem; nós estamos com boa saúde!
Contou-nos Menelau que desejais retornar aos vossos negócios.