Be merciful unto me, O God, be merciful unto me: for my soul trusteth in thee: yea, in the shadow of thy wings will I make my refuge, until these calamities be overpast.
A porta do templo foi incendiada e derramado o sangue inocente; mas nós suplicamos ao Senhor, e ele nos ouviu: oferecemos o sacrifÃcio e a flor da farinha, acendemos as lâmpadas e expusemos os pães.
Com razão, sob o pretexto de esposar aquela, chegou com seus amigos para apoderar-se de suas riquezas, a tÃtulo de dote.
Os sacerdotes expuseram o tesouro, e ele mesmo, com alguns dos seus, penetrou no recinto sagrado, enquanto eles fechavam as portas;
mas, quando AntÃoco entrou no interior, abriram uma porta secreta na abóbada e esmagaram o prÃncipe sob uma saraivada de pedras. Esquartejaram, em seguida, os corpos e degolaram as cabeças, lançando-as aos que estavam do lado de fora.
Louvado seja nosso Deus em todas as coisas, porque entregou os Ãmpios à morte.
A ordem foi executada, e veio o momento em que o sol, a princÃpio encondido, pôs-se a brilhar, então um grande fogo se acendeu e maravilhou todos os espectadores.
Enquanto se consumiu o sacrifÃcio, os sacerdotes puseram-se a rezar, e todos rezavam com eles; Jônatas entoava, e os outros, como Neemias, juntavam sua voz à dele.
Eis a oração: Senhor, Senhor, Deus, criador de todas as coisas, terrÃvel e forte, justo e misericordioso, que sois o rei único e bom,
o único generoso, o único justo, todo-poderoso e eterno, vós que livrastes Israel de todo o mal, que fizestes de nossos pais vossos escolhidos e os santificastes,
aceitai este sacrifÃcio, oferecido por todo o vosso povo de Israel, guardai vossa parte de eleição e santificai-a.
Congregai nossos irmãos dispersos, devolvei a liberdade aos que são escravos entre os pagãos, deitai vosso olhar sobre os que são desprezados e abominados, e que as nações saibam que sois nosso Deus.
Castigai os que nos oprimem e nos ultrajam com seu orgulho.