Be merciful unto me, O God, be merciful unto me: for my soul trusteth in thee: yea, in the shadow of thy wings will I make my refuge, until these calamities be overpast.
Estes tomaram o caminho que leva a Gálgala, e acamparam em frente de Mezalot, no distrito de Arbelas; apoderaram-se da cidade e mataram um grande número de habitantes.
depois eles se apartaram e foram a Berzet com cento e vinte mil homens e dois mil cavaleiros.
Judas estava acampado em Elasa, e três mil homens de escol estavam com ele.
Todavia, ante o número considerável de seus adversários, ficaram tomados de pânico; muitos se retiraram do acampamento e, por fim, ali ficaram não mais que oitocentos homens.
Consternado, disse aos que tinham ficado: Vamos, e ataquemos o inimigo, talvez possamos combatê-lo!
Mas eles o desviavam disso, dizendo: Nós não poderemos. Salvemos antes nossas vidas agora; voltaremos depois com nossos irmãos e travaremos a batalha; mas neste momento somos muito poucos.
Livre-nos Deus, disse Judas, que proceda desse modo e que eu me salve diante deles. Se chegou a nossa hora, morramos corajosamente por nossos irmãos e não deixemos uma nódoa sequer em nossa memória.
Mas a ala esquerda, vendo derrotada a direita, lançou-se atrás nas pegadas de Judas e dos seus soldados.
O combate tornou-se mais encarniçado, e, tanto de um como de outro lado, caÃram muitos feridos.
Judas mesmo caiu morto, e então todos os outros fugiram.
Jônatas e Simão levaram Judas, seu irmão, e enterraram-no no sepulcro de seus pais em Modin.
Todo o povo de Israel caiu na desolação e o chorou longamente, guardando o luto por vários dias, dizendo:
Como sucumbiu o valente salvador de Israel?
O resto das façanha de Judas, de seus combates, de seus feitos heróicos e atos gloriosos não foram escritos: eles são, com efeito, por demais numerosos.
Ora, após a morte de Judas, aconteceu que os perversos reapareceram em todas as fronteiras de Israel e todos os que praticavam o mal deram-se a conhecer.
Nesse Ãnterim, Jônatas havia enviado seu irmão, chefe do povo, aos nabateus, seus amigos, rogando-lhes se podiam guardar as suas bagagens, que eram numerosas.
Mas os filhos de Jambri saÃram de Medaba, apoderaram-se de João e de tudo o que ele tinha e o levaram.
Logo em seguida disseram a Jônatas e a seu irmão Simão que os filhos de Jambri celebravam um grande casamento, e traziam de Nadabá, com grande pompa, a jovem esposa, filha de um dos maiores prÃncipes de Canaã.
Lembraram-se do sangue de seu irmão João, e retiraram-se para a montanha, onde se ocultaram.
Erguendo os olhos, eles se puseram de espreita, e eis que em grande tumulto e com grande aparato, o esposo saÃa com seus amigos e seus irmãos na direção dessa, com tambores, instrumentos de música e uma considerável equipagem.
Os companheiros de Jônatas saÃram então de seu esconderijo, e lançaram-se sobre eles, para massacrá-los. Muitos caÃram aos seus golpes e os restantes fugiram para a montanha, enquanto os agressores apoderavam-se de seus despojos.
Assim a boda transformou-se em luto e os sons de música, em lamentações.
Dessa maneira os judeus vingaram-se do sangue de seu irmão, e voltaram à margem do Jordão.
No segundo mês do ano cento e cinqüenta e três, ordenou Alcimo a destruição do muro do pátio interior do santuário e, deitando a mão sobre a obra dos profetas, começou por destruÃ-la.
morreu depois atormentado por grandes sofrimentos.
Vendo Báquides essa morte, retirou-se para perto do rei, e a terra de Judá permaneceu em paz durante dois anos.
Mas, entre os judeus, os maus conspiravam, dizendo: Eis que Jônatas e os seus vivem em paz e descuidados aproveitemos para chamar Báquides, que os exterminará numa só noite.
Veio acampar defronte a Betbasi, que ele sitiou por muito tempo, construindo máquinas.
Jônatas, deixando na cidade seu irmão Simão, ganhou o campo com um pequeno número de homens.
Matou Odomera e seus irmãos na sua própria tenda, bem como os filhos de Fasiron, e começou a dar combates e aumentar em número.
Do outro lado, Simão e seus homens saÃram da cidade e incendiaram as máquinas.
Travaram combate com Báquides que foi derrotado por eles e ficou muito entristecido pela presunção e insucesso de sua tentativa.
Por isso mostrou-se irritadÃssimo contra os maus judeus que o haviam aconselhado a vir à sua terra; mandou matar a muitos e decidiu voltar a seu paÃs.
Sabendo disso, enviou-lhe Jônatas mensageiros para propor-lhe a paz e a devolução dos prisioneiros.
Ele os recebeu, aceitou a proposta e jurou nunca mais tentar nada de mal contra eles, por todos os dias de sua vida.