ferido de insolação quando fiscalizava os ceifadores que ligavam os feixes no campo; ele morrera em Betúlia, sua cidade, e fora enterrado com seus pais.
Judite ficara viúva havia três anos e meio.
Ela tinha feito no andar superior de sua casa um quarto reservado para si, no qual se conservava retirada com suas criadas.
Trazia um cilÃcio sobre os rins e jejuava todos os dias, exceto nos sábados, nas luas novas e nas festas do povo israelita.
Era extremamente bela, e seu marido tinha-lhe deixado grandes riquezas, numerosos criados e domÃnios cheios de rebanhos de bois e de ovelhas.
pois Deus não ameaça como os homens e não se deixa arrastar como eles à violência da cólera.
Humilhemo-nos diante dele e prestemos-lhe nosso culto com espÃrito de humildade.
Roguemos ao Senhor com lágrimas que nos conceda a sua misericórdia como lhe aprouver, para que, assim como se perturbou o nosso coração com o orgulho de nossos inimigos, do mesmo modo encontremos glória em nossa humilhação.
Nós não imitamos os pecados de nossos pais, abandonando Deus para adorar divindades estranhas.
Esperamos com humildade a sua consolação e ele vingará o nosso sangue dos males que nos causam nossos inimigos. Ele humilhará toda nação que se levantar contra nós; o Senhor nosso Deus cobri-las-á de vergonha.
Agora, meus Irmãos, já que sois os anciãos do povo de Deus, e que sua vida depende de vós, reanimai os seus corações com vossas palavras, para que eles se lembrem de que nossos pais foram tentados a fim de que se verificasse se eles serviam verdadeiramente ao seu Deus.
Que eles se lembrem de como nosso pai Abraão foi provado e de como passou por múltiplas tribulações para se tornar o amigo de Deus.
foram feridos pelo Exterminador e pereceram pelas serpentes.
Por isso não nos irritemos por causa do que sofremos.
Consideremos que esses tormentos são menos graves que nossos pecados, e que esses flagelos com que o Senhor nos castiga, como escravos, foram-nos mandados para a nossa emenda, e não para a nossa perdição.
Judite respondeu-lhes: Se reconheceis que o que eu vos disse vem de Deus,
examinai se vem igualmente dele o que eu resolvi fazer, e orai para que Deus me ajude a realizar o meu desÃgnio.
Ficai esta noite à porta, e eu sairei com minha criada. Orai então para que, como vós o dissestes, o Senhor olhe para o seu povo de Israel dentro de cinco dias.
Mas não quero que procureis saber o que eu vou fazer; enquanto eu mesma não voltar para vos avisar, não se faça outra coisa que rogar por mim ao Senhor nosso Deus.
Ozias, o prÃncipe de Judá, respondeu-lhe: Vai em paz, e que o Senhor te ajude a tomar a vingança de nossos inimigos. E retiraram-se.