Farás como julgares prudente, e não deixarás que as suas cãs desçam em paz à habitação dos mortos.
Por outro lado, tratarás com benevolência os filhos de Berzelai, o galaadita; faze-os comer à tua mesa, porque foi esse o gesto que tiveram para comigo quando eu fugia diante de teu irmão Absalão.
Ele continuou: Sabes que o reino era meu, e que todo o Israel me considerava como o seu futuro rei. Mas o trono foi transferido a outro, passando para o meu irmão, porque o Senhor lho deu.
Tenho a esse respeito um pedido a fazer-te; não mo recuses. Fala.
Pede ao rei Salomão, que nada te recusa, que me dê Abisag, a sunamita, por mulher.
Jurou então o rei Salomão em nome de Deus, dizendo: Deus me trate com o último rigor, se Adonias não pagar esta palavra com a sua própria vida!
Pela vida de Deus que me estabeleceu solidamente no trono de Davi, meu pai, e que fundou a minha casa como tinha prometido, Adonias será morto hoje mesmo.
O rei Salomão enviou BanaÃas, filho de Jojada, para o matar; e Adonias morreu.
Salomão destituiu Abiatar de suas funções sacerdotais, cumprindo-se assim a palavra pronunciada por Deus em Silo contra a casa de Heli.
Quando chegou esta notÃcia a Joab, que tinha seguido o partido de Adonias, embora não tivesse seguido o de Absalão, ele fugiu e refugiou-se no tabernáculo do Senhor, agarrando-se aos cornos do altar.
Foram dizer ao rei Salomão: Joab refugiou-se no tabernáculo do Senhor, e está junto do altar. Salomão mandou BanaÃas, filho de Jojada dizendo-lhe: Vai e mata-o.
BanaÃas, chegando ao tabernáculo do Senhor, disse a Joab: O rei ordena que saias daqui. Não saio, respondeu Joab; quero morrer aqui. BanaÃas foi ao rei e disse-lhe: Eis o que me disse Joab, e o que me respondeu.
O rei disse-lhe: Faze como ele disse. Mata-o e enterra-o, para que assim se afaste de mim e da casa de meu pai o sangue que ele derramou sem motivo.
O sangue deles recairá para sempre sobre a cabeça de Joab e de sua posteridade; mas a Davi, à sua raça e ao seu trono, dará o Senhor paz para sempre.
BanaÃas, filho de Jojada, voltou ao tabernáculo e feriu de morte a Joab. Sepultaram-no em sua casa, no deserto.
Três anos depois, aconteceu que dois escravos de Semei fugiram para junto de Aquis, filho de Maaca, rei de Get. Vieram avisar a Semei, dizendo: Teus escravos estão em Get.
Semei levantou-se, selou o jumento e foi ter com Aquis a Get, em busca de seus escravos.
O rei chamou-o e disse-lhe: Não te fiz eu jurar em nome de Deus, não te avisei formalmente, dizendo-te que em qualquer dia que saÃsses para onde quer que fosse, haverias de morrer? E não me respondeste: Está bem; eu compreendi?
Por que não guardaste tu o juramento do Senhor e a ordem que eu te havia dado?
Tu sabes, ajuntou o rei, todo o mal que fizeste a Davi, meu pai; tens consciência disso. Por isso o Senhor faz recair a tua malÃcia sobre a tua cabeça.
O rei Salomão será abençoado e o trono de Davi será consolidado para sempre diante do Senhor.
Ordenou o rei a BanaÃas, filho de Jojada, o qual saiu e feriu Semei, e este morreu. E o reino foi consolidado nas mãos de Salomão.