Voltais para vossas tendas com grandes riquezas - numerosos rebanhos, prata e ouro, bronze e ferro, e vestidos em grande quantidade - e reparti com vossos irmãos os despojos de vossos inimigos.
Deus todo-poderoso, o Senhor Deus todo-poderoso, o Senhor sabe, e Israel o saiba: se foi por espÃrito de revolta e por infidelidade para com o Senhor, que ele não nos poupe neste dia!...
Se foi para desviar-nos do Senhor que levantamos um altar, e se foi para oferecermos sobre ele holocaustos, oblações e sacrifÃcios de ações de graças, o Senhor mesmo nos peça conta disso!
Se o fizemos, foi antes por temor de que vossos filhos digam um dia aos nossos: Que tendes vós em comum com o Senhor, o Deus de Israel?
O Senhor pôs o rio Jordão como fronteira entre nós e vós, ó filhos de Rubem e de Gad: não tendes parte com o Senhor. E desse modo vossos filhos poderiam afastar os nossos do culto do Senhor.
Por isso combinamos entre nós: construamos um altar, não para holocaustos e sacrifÃcios,
mas para que seja um testemunho entre nós e vós, entre os nossos filhos e os vossos, de que prestamos culto ao Senhor em sua presença, oferecendo-lhe nossos holocaustos, nossos sacrifÃcios e nossas ações de graças, e para que os vossos filhos não digam amanhã aos nossos: vós não tendes parte com o Senhor.
Se, pois, amanhã eles nos falassem assim, a nós ou aos nossos descendentes, poderÃamos responder-lhes: vede a forma do altar do Senhor que nossos pais construÃram, não para holocaustos e sacrifÃcios, mas para servir de testemunho entre nós e vós.
Longe de nós o pensamento de querer revoltar-nos contra o Senhor, desviando-nos hoje dele por termos construÃdo um altar para holocaustos, oblações e sacrifÃcios, fora do altar que está diante da morada do Senhor, nosso Deus!