Paul, an apostle of Jesus Christ by the will of God, and Timothy our brother, unto the church of God which is at Corinth, with all the saints which are in all Achaia:
Chegou à SÃria com palavras de paz; por isso os habitantes das cidades lhe abriam suas portas e lhe vinham ao encontro, porque o rei Alexandre havia mandado acolhê-lo, já que era seu sogro.
Mas Ptolomeu, logo que entrava numa cidade, deixava ali tropas para assegurar-se dela.
Quando se aproximou de Azot, mostraram-lhe o templo de Dagon destruÃdo pelo fogo, Azot e os arrabaldes da cidade em ruÃnas, os cadáveres jacentes por terra, e os restos calcinados daqueles que haviam sido queimados na guerra, postos em montes sobre seu caminho.
Acusaram igualmente Jônatas, contando ao rei tudo o que ele havia feito, mas o rei guardou silêncio.
Imediatamente alguns Ãmpios, animados de ódio para com sua própria nação, dirigiram-se ao rei e lhe contaram que Jônatas sitiava a cidadela.
Com essa notÃcia, ele se irritou e, pondo-se logo a caminho, alcançou Ptolemaida. De lá escreveu a Jônatas que não atacasse a cidadela e que viesse ter com ele o mais depressa possÃvel, para conferenciar com ele;
mas Jônatas, logo que recebeu a mensagem, deu ordem para continuar o cerco e, escolhendo alguns dos mais antigos de Israel e alguns sacerdotes, entregou-se ao perigo.
Levou consigo ouro, prata, vestes e inúmeros outros presentes e foi a Ptolemaida encontrar-se com o rei, ante o qual encontrou graça.
Com efeito, ainda que alguns renegados de sua nação o combatessem,
o rei tratou-o como o haviam feito seus predecessores, e o exaltou à vista de seus cortesãos.
Confirmou-o no sumo sacerdócio e em todos os tÃtulos que ele possuÃa anteriormente, e o considerou como um de seus primeiros amigos.
Agora farias bem em me enviar homens em meu socorro, porque meus soldados me abandonaram.
No mesmo instante enviou Jônatas a Antioquia três mil homens valorosos, que se ajuntaram ao rei, e este sentiu-se muito feliz com sua chegada.
Com efeito, os habitantes da cidade se uniram, em número de aproximadamente cento e vinte mil, com o intuito de matarem o rei.
Este refugiou-se no seu palácio e o povo, ocupando as ruas da cidade, começou o assalto.
Então o rei chamou os judeus em seu auxÃlio, e todos se agruparam ao redor dele; depois, espalharam-se pela cidade, matando nesse dia cerca de cem mil homens.
Incendiaram a cidade, apoderaram-se nesse mesmo dia de um numeroso espólio e salvaram o rei.
Os habitantes viram que os judeus faziam da cidade o que eles queriam e perderam a coragem. Por isso ergueram deprecações ao rei:
Dai-nos a mão e que os judeus parem de combater, a nós e à cidade.
Trifon apoderou-se dos elefantes e conquistou Antioquia.
O jovem AntÃoco escreveu a Jônatas: Eu te confirmo no sumo pontificado. Mantenho-te à frente dos quatro distritos e quero que estejas entre os amigos do rei.
Então Jônatas pôs-se em campanha, atravessou o paÃs ao longo do rio e percorreu as aldeias. As tropas sÃrias juntaram-se a ele para lutar a seu lado, e chegou assim a Ascalon, cujos habitantes saÃram todos diante dele com sinais de honra.
De lá seguiu para Gaza, que lhe fechou suas portas; investiu contra ela e pôs fogo aos arredores que pilhou.