Depois desses feitos, que eram provas de fidelidade, Senaquerib, rei da AssÃria, invadiu Judá e assediou as cidades fortes com o desÃgnio de se apoderar delas.
resolveu, de acordo com os chefes e seus oficiais, obstruir as águas das nascentes que se encontravam fora da cidade; e todos o ajudaram a executar esse projeto.
Ezequias, cheio de energia, reparou a muralha em ruÃna, levantou torres, construiu um segundo muro exterior, restaurou Milo, na cidade de Davi, e mandou fabricar lanças e escudos em grande abundância.
Sede valentes, disse-lhes ele; cobrai coragem, nenhum temor ou pavor diante do rei da AssÃria e toda essa multidão que ele arrasta após si. Há mais conosco do que com ele.
Com ele, um braço de carne; conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos auxiliar e combater conosco. A estas palavras de Ezequias, rei de Judá, o povo recobrou confiança.
Não vedes que Ezequias vos engana para vos fazer perecer de fome e sede, quando vos diz: o Senhor, nosso Deus, nos salvará das mãos do rei da AssÃria?
Não sabeis o que fizemos, meus pais e eu, a todos os povos das outras terras? Puderam os deuses dessas nações salvar seus paÃses de minha mão?
Entre todos os deuses dessas nações que meus pais exterminaram, qual deles subtraiu sua nação de meu poder, para que vosso Deus vos possa livrar do meu braço?
Não vos deixeis, portanto, iludir por Ezequias, nem seduzir. Não confieis nele. Nenhum deus de nenhuma nação nem de algum reino pôde livrar seu povo de minha mão, nem da mão de meus pais. Quanto menos vossos deuses poderiam livrar-vos da minha!
Os homens de Senaquerib ajuntaram ainda muitas outras palavras contra o Senhor Deus e contra Ezequias, seu servo.
Ezequias possuÃa muita riqueza e glória. Mandou fazer depósitos para a prata, o ouro, as pedras preciosas, os aromas, os escudos e os outros objetos de valor;
Construiu para si cidades. Adquiriu um grande número de rebanhos, de gado grande e miúdo, pois o Senhor lhe tinha dado imensas riquezas.
Foi ele, Ezequias, quem fechou a saÃda superior das águas do Gião, e as dirigiu para o ocidente da cidade de Davi. Teve bom êxito em tudo o que empreendeu.
Todavia, quando os chefes de Babilônia lhe enviaram mensageiros para se informar do prodÃgio que tinha acontecido na terra, Deus o abandonou para provar e conhecer o âmago de seu coração.
Os outros atos de Ezequias, suas obras piedosas, tudo isso se acha relatado na visão do profeta IsaÃas, filho de Amós, e nos livros dos reis de Judá e de Israel.